As vendas de carros eletrificados (híbridos, híbridos plug-in e elétricos) no Brasil encerraram 2022 registrando um novo recorde. Segundo os dados compilados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), foram emplacados 49.245 veículos, um crescimento de 41% na comparação com o ano anterior (34.990).
O último mês do ano foi o segundo melhor da série histórica da ABVE (iniciada em 2012), com 5.587 emplacamentos, só superado por setembro de 2022 (6.391). Graças a esses resultados, a frota circulante de veículos eletrificados no país é de 126.504 unidades, incluindo automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).
Os carros elétricos (BEV) foram destaque dentro do segmento de eletrificados, encerrando o ano com 8.460 unidades emplacadas, o que representa 17% de participação entre os eletrificados, sendo que apenas em dezembro foram vendidos 898 modelos totalmente elétricos.
“Vemos um crescimento constante e robusto das vendas de veículos elétricos e híbridos pelo quinto ano seguido, apesar de o Brasil ainda não ter um plano nacional de estímulos ao setor. O consumidor já percebe o elétrico como uma opção viável aos veículo convencional”, disse Adalberto Maluf, presidente da ABVE.
“Agora, é preciso dar os incentivos adequados e acelerar rumo às tecnologias de baixa emissão, em sintonia com as metas de descarbonização e avanço da industrialização anunciadas pelo novo governo” – acrescentou.
A ABVE destaca a oportunidade que o Brasil tem de construir um novo parque industrial para veículos elétricos e híbridos, o que seria benéfico do ponto de vista de geração de empregos e também em termos de incorporação de tecnologia. Por fim, a entidade ressalta a confiança com os primeiros discursos do novo governo e o compromisso em promover a Economia Verde.
O fato é que já em 2023 temos anúncios importantes em termos de produção de veículos eletrificados, como os das montadoras Great Wall Motor e a CAOA Chery, sem contar a BYD, que negocia a construção de um complexo para produzir automóveis, ônibus e baterias no país.
Outro destaque é a ampliação da oferta de carros elétricos e híbridos no país em vários segmentos de mercado, passando de 70 modelos em maio para 128 opções no final de dezembro.
Fonte: ABVE/Renavam/Anfavea
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul